25 de mai. de 2014

Os Mutantes - o A e o Z (1973)


MUTANTES – O A e o Z
Mais uma deliciosa dose de psicodelia! Este disco é de 1973 e é sem dúvida um dos mais doentes dos Mutantes. Uma boa dica é tomar um ácido e ouvi-lo.
História
A banda criada em 1966, composta por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sergio Dias, começara bem e bem apresentados. Apadrinhados pelo maestro Rogério Duprat, os Mutantes subiram nos palcos dos movimentados Festivais de Música Brasileira de onde só surgiram eternas estrelas. “Os Mutantes, em toda a sua trajetória, delineia profunda simpatia com o psicodélico, acompanhando os movimentos progressivos da época”. Há quem possa afirmar que o rock progressivo é realmente danoso às condições estáveis de sanidade mental. Prova disso são os trabalhos absurdamente executados por bandas como Pink Floyd, Yes, King Crimson e Genesis. Dessas experiências saíram os discos que estremecem os limites próprios de entendimento do ser humano, levando o admirador sair de sua órbita. Foi desse composto experimental totalmente promovido pelo ácido lisérgico (LSD) que os Mutantes executaram “O A e o Z” em ’73. O trabalho progressivo era “demais” para Rita, que já, desajustada em seu relacionamento com Arnaldo, se despede da banda (ou boatos que foi demitida). A gravadora também não simpatiza com a esta última produção e desiste dos Mutantes, passando a focar na trilha solo de Rita. Sem o lançamento do “O A e o Z”, o afastamento de Arnaldo por sua situação critica devido o uso excessivo de ácido, a saída do baterista Dinho e no ano seguinte, do baixista Liminha que seguiu compondo letras e arranjos para o fantástico álbum ''Tudo Foi Feito Pelo Sol''. Assim Os Mutantes começam a perder sua força. Após tentativas de reestruturação, os Mutantes chega ao mais trágico fim no ano de 1978, contando com apenas duzentas pessoas em sua última apresentação, pois a cena punk estava a nascer, e a época de paz e amor já tinha se ido. Em 1992 a banda vira notícia novamente, por boatos que confirmavam a volta da formação original da banda. Na realidade, Sergio Dias convence a PolyGram de lançar o álbum de ’73 e o sucesso foi implacável: Os Mutantes foram conhecidos e reconhecidos como uma das maiores bandas de rock progressivo, por sua versatilidade, dinamismo e criatividade nas eras progressivas da época. O rock progressivo genuinamente Tupiniquim ganha expansões no hall mundial em 1999 após o tardio lançamento do álbum “Technicolor” que havia sido gravado na França há quase 20 anos. Os Mutantes conquistam seu lugar entre “Os 50 Discos mais experimentais de todos os tempos”, ultrapassando Beatles e Pink Floyd.



(foto de Leila Lisboa - 1973) 

O A e o Z e o LSD 
As composições aprofundam no mais pesado do progressivo, com uma musicalidade fortemente marcadas pelo baixo e arranjos alucinados no Hammond. Músicas de duração entre seis a doze minutos, remendadas da mais pura conversação musical entre os instrumentos. Muito me faz lembrar trabalhos executados pela banda YES, Emerson Lake and Palmer e Uriah Heep, da mesma época. As mensagens são sempre intensas. Na faixa “Rolling Stones” por exemplo, uma homenagem ao editor da edição brasileira da revista “Rolling Stone”, que descreve como os integrantes sentiam suas mentes abertas ao conhecimento que a revista trazia para o país (o “s” de Stones foi publicado erroneamente, sendo o verdadeiro título o nome original da revista). A maioria das músicas abusam de instrumentos variados, como Mellotron, Violoncelo, Citara e Violão de 12 cordas, que buscam as variações sonoras, muitas vezes aproximando de ritmos regionais como no duelo de violões encontrado na música “Você sabe”, outras, em variações espaciais que ecoam dignas do experimentalismo encontrado em YES e Pink Floyd, como na faixa “Hey Joe”. A introdução da música “Ainda vou transar com você” é sem dúvida uma sacada prog. ao incrementar elementos da natureza como a chuva e a tempestade. A música, que possui uma sacada blues, traz uma letra divertida e romântica, cheia de simbologia.

O A E O Z (Philips, 1992; gravado em 1973)  


-
Faixas:

1- O A e o Z
2- Rolling Stone
3- Você sabe
4- Hey Joe
5- Uma pessoa só
6- Ainda vou transar com você

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário